COMO UMA REPETIÇÃO DOS „20S RUIDOSOS“ PODERIA IMPULSIONAR A ADOÇÃO DO BITCOIN

COMO UMA REPETIÇÃO DOS „20S RUIDOSOS“ PODERIA IMPULSIONAR A ADOÇÃO DO BITCOIN

A década de 2020 foi comparada à década de 1920 por várias razões. O „rugido“ dos anos 20 foi um período difícil para o mundo, mas o que saiu dele foi a prosperidade e um renascimento tecnológico. Se o mesmo acontecer novamente como os analistas prevêem, poderia ser um grande impulso para a adoção de Bitcoin. Eis o porquê.

QUEDA DA BOLSA DE VALORES, PANDEMIA, E MUITO MAIS: COMO OS ANOS 20 E 2020 SE COMPARAM

Antes do golpe pandêmico, não havia nada além de positividade em 2020. Mas assim como as pessoas preparavam festas „ruidosas dos anos 20“ na noite de Ano Novo, um surto estava se desenrolando em todo o mundo.

Mas os temas estavam corretos no conceito: tudo sobre os anos 20 até agora tem rugido. A bolsa de valores, o criptograma e os preços do ouro têm estado em alta, assim como os cidadãos em protesto em todo o mundo.

Na década de 1920, o mundo tinha acabado de ser atingido por uma pandemia semelhante: a gripe espanhola em 1918. No final da década, o mercado de ações também sofreu um colapso significativo, muito parecido com o que testemunhamos na Quinta-Feira Negra em março passado.

Em 1929, foi apelidada de Terça-feira Negra, e deu início à Grande Depressão. E embora uma depressão econômica semelhante possa estar à frente, os analistas afirmam que ainda restam anos suficientes para encerrar a década em prosperidade.

„Até agora, a década de 2020 começou com a pandemia, mas ainda há muitos anos para a próspera década de 1920 se tornar um precedente para a década atual“, diz Ed Yardeni, estrategista chefe de investimentos da Yardeni Research.

Yardeni aponta que a década de 1920 acabou levando os Estados Unidos a se tornarem a superpotência econômica que é hoje. Também começou uma revolução tecnológica, que se repetida, poderia ser o impulso que Bitcoin precisava.

PORQUE A ADOÇÃO DO BITCOIN PODERIA SER IMPULSIONADA PELA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-PANDÊMICA

A Yardeni também chama a atenção para as semelhanças entre as duas décadas, alcançando um ponto semelhante de revolução tecnológica.

Os ruidosos anos 20 deram lugar a uma „transformação histórica“ na produtividade impulsionada pela tecnologia. Houve um enorme impulso na infra-estrutura elétrica e, com isso, surgiram novos métodos de fabricação e transporte.

O Modelo T da Ford foi produzido durante este tempo, dando um excelente exemplo do súbito crescimento na adoção de novas tecnologias. Em 1900, apenas 8.000 automóveis foram registrados nos EUA. Na época em que 1920 rolou, eram 9 milhões e em 1929 o número subiu para 23 milhões.

Hoje, todas essas infra-estruturas estão instaladas. Qualquer revolução será nas microtecnologias alimentadas por estes processos existentes. A Yardeni aponta especificamente para tecnologias como a blockchain, impressão 3D, IA, robótica e muito mais.

Em um livro anterior, Yardeni foi citado como dizendo, „a economia é sobre o uso da tecnologia para aumentar o padrão de vida de todos“. Um futuro impulsionado pela tecnologia onde a economia aumenta o padrão de vida de todos soa muito como o objetivo final do Bitcoin.

A rede descentralizada do ativo foi projetada para fazer melhor dinheiro para todos, incapaz de ser contrafeita, protegida criptograficamente e completamente não soberana. Os tempos de prosperidade tecnológica, como demonstrou o Modelo T da Ford, podem criar uma tempestade perfeita para que a tecnologia seja adotada.

Se a década de 20 continuar a rugir, pode ser o impulso para a adoção da Bitcoin que a tecnologia em desenvolvimento precisa.